Reduza os erros de gestão

Sete dicas do consultor Francisco Barbosa Neto para reduzir os erros mais comuns de gestão empresarial:

1 – Vença o medo – Medo nada mais é do que a ausência do conhecimento e a falta de experiência sobre algo. Avalie quais são os seus talentos, aptidões e competências para administrar um negócio. Enfrente as situações que causam frio na barriga, experimente os limites da sua capacidade, procure enxergar oportunidades onde muitos só vêem ameaças.

2 – Tenha um horizonte – Elabore um plano de negócios, que nada mais é do que colocar no papel uma simulação de como a empresa funcionará, por intermédio de: viabilidade de mercado, análise de concorrência, avaliação do diferencial competitivo, elaboração de um planejamento empresarial, financeiro, tributário e fiscal.

3 – Volte-se para o cliente – A verdade é que, na maioria das vezes, o cliente acaba sendo esquecido em boa parte das decisões tomadas pela empresa.  É fundamental entender que eles não compram produtos ou serviços, mas um pacote de conveniências que lhe proporcione uma maior percepção de valor (algo que ultrapasse o fator preço) como: entender a necessidade, desejo ou desconforto, oferecer uma solução adequada, cumprir o prometido.

O ato da compra tem pouco a ver dom o lado racional e tudo a ver com o lado emocional. Pode parecer difícil de compreender, mas, a maioria das vezes, buscamos uma solução para os nossos problemas.

4 –  Gaste menos do que ganha – Muitas pessoas sentem certa rejeição diante dos termos do mundo das finanças como planejamento orçamentário, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, demonstrativo de resultado e balanço patrimonial. Números são meros reflexos das decisões que se toma. A gestão de negócios não pode acontecer ao sabor  das circunstâncias, saiba a diferença entre receita, custo e despesa, e como estabelecer lucro, liquidez e rentabilidade. Todo problema financeiro é conseqüência de um problema operacional.

5 – O lucro pode estar no estoque –  A maior parte das saídas de dinheiro de uma empresa está no setor de compras. Quando as compras são erradas, excessivas e mal planejadas aumenta a necessidade de capital de giro, o que compromete a saúde financeira. É muito comum uma empresa não ter o exato conhecimento da variedade de itens, da quantidade estocada e do capital investido. Para tanto, alguns controles de estoques são fundamentais.

6 – Atraia as pessoas certas – As empresas buscam efetividade e flexibilidade para se adaptar às novas diretrizes do mercado, enquanto os funcionários almejam a segurança do seu emprego e a remuneração. Precisamos ajudar as pessoas a descobrirem seus talentos; com isso, desenvolverão confiança, auto-estima e terão a chave para a auto-realização, pois vão perceber que podem crescer e aprender com a empresa.  É fundamental treinar a equipe, disponibilizar procedimentos para executarem as tarefas de forma adequada, estabelecer indicadores representativos para avaliar sua performance, criar programas de participação nos resultados e estimular o trabalho em equipe.

7 –  Monitore a informação – Antes de adquirir um sistema de gestão é necessário mapear todo o processo do negócio para dimensionar o mais adequado (cuidado que o barato sai caro). Todas as informações têm algum tipo de significado, servem para que se faça um acompanhamento em tempo real e para desenvolver indicadores que informem situações críticas com antecedência.

Fonte: Revista Brasileira de administração-Jan/fev-2012

Posted on: Dinheiro | Tags: Without tags

Os comentários estão desativados.