Perguntas Frequentes

O que é a CBS?

A Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS Previdência é uma entidade fechada de previdência complementar, fundada em 17 de julho de 1960, que começou a operar em 1966, administrando planos de benefícios destinados a propiciar benefícios de risco e aposentadoria aos empregados de seus patrocinadores.

Quem são seus patrocinadores?

A CBS é uma entidade multipatrocinada, isto é, ela pode ter vários patrocinadores. Atualmente são patrocinadores a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN  – patrocinador principal, a CSN Mineração S.A., a Minérios Nacionais S.A. e a própria CBS Previdência.

Quais são os Planos de Benefícios administrados por ela?

Atualmente ela administra dois planos de benefício definido, que se encontram em extinção – o Plano de 35% da Média Salarial (Plano Velho) e o Plano de Suplementação da Média Salarial (Plano Novo) e três planos de contribuição variável, o Plano Misto de Benefício Suplementar (Plano Milênio), o CBSPREV Namisa e o Plano CBSPREV.

Que benefícios a CBS oferece?

A CBS propicia uma renda adicional aos benefícios da Previdência Social, nos vários tipos de aposentadoria – por tempo de contribuição, por idade, especial e por invalidez – e pensão aos familiares após a morte do participante, desta forma promovendo um apoio financeiro e social ao participante e aos seus familiares. Enquanto na ativa o participante tem também cobertura para situações imprevistas, como acidente do trabalho, invalidez, doença e morte.

Como é constituída a organização da CBS?

Pelo Estatuto a organização da CBS é constituída de:

  • Conselho Deliberativo
  • Diretoria Executiva e
  • Conselho Fiscal

O Conselho Deliberativo é constituído por:

  • 7  membros efetivos, atualmente indicados pela CSN – patrocinadora principal;
  • 4 membros efetivos eleitos pelos participantes.

O mandato dos conselheiros é de quatro anos, podendo ser reconduzidos ou reeleitos. Cada membro efetivo tem um suplente com igual mandato.
A presidência do Conselho Deliberativo é exercida, por indicação do patrocinador principal, entre os membros indicados, que além do seu voto como conselheiro tem ainda o voto de qualidade.

A Diretoria Executiva é constituída de:

  • Presidente;
  • Diretoria de Administração e Seguridade;
  • Diretoria de Investimentos.

Os membros da Diretoria são indicados pelo patrocinador principal – CSN, com mandato de 4 (quatro) anos,  podendo ser reconduzidos ou destituídos a qualquer momento.

Conselho Fiscal é constituído de:

  • 2 membros efetivos e seus suplentes, atualmente indicados pelo patrocinador principal – CSN;
  • 1 membro efetivo e seu suplente eleitos pelos participantes, podendo ser ativos ou aposentados.

O mandato dos conselheiros é de quatro anos, podendo ser reeleitos uma única vez.

A administração da CBS oferece segurança aos participantes?

A organização da CBS prevista no Estatuto não oferece total garantia aos participantes pelas seguintes razões:

  • O patrocinador principal – CSN tem total poder sobre a Entidade;
  • Os diretores não têm autonomia na tomada de decisões, pois além de serem designados pelo Presidente do patrocinador principal –  CSN, eles podem ser destituídos a qualquer tempo, apesar do Estatuto prever mandato de 4 anos para os diretores;
  • Os participantes não têm representação na Diretoria Executiva;
  • A representação dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal é minoritária.

Por todos estes motivos é importantíssimo que seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, onde são minoria, sejam competentes, atuantes e, sobretudo, livres de quaisquer injunções no exercício de suas funções em defesa dos direitos dos participantes.

Quem são, atualmente, os representantes dos participantes nos conselhos da CBS?

São representantes dos participantes nos conselhos da CBS, eleitos para o quadriênio 2016/2020, os seguintes participantes:

No Conselho Deliberativo

Joaquim Braz de Oliveira
Marcio Frazão Guimarães Lins
Luiz Carlos Gomes Beato Sobrinho
Fanny Solange Busato Batista

No Conselho Fiscal

Celso Francisco

O que é a APCBS?

A APCBS – Associação dos Participantes da CBS – é uma associação, sem fins lucrativos, criada em 16 de junho de 1991, que tem por objetivo congregar todos os sócios da CBS – ativos, autopatrocinados, vinculados, aposentados e pensionistas – visando defender seus direitos estatutários e regulamentares na CBS.

Organização da APCBS:

  • Conselho Deliberativo;
  • Diretoria Executiva e
  • Conselho Fiscal.

A Diretoria Executiva é constituída de 5 (cinco) membros eleitos pelos associados. O mandato dos diretores é de 4 (quatro) anos, podendo seus membros serem reeleitos, exceto o Presidente, que tem direito apenas a 1 (uma) reeleição consecutiva.
Conselho Deliberativo é constituído de 09 (nove) membros eleitos pelos associados e pelo Presidente da Diretoria Executiva, seu membro nato. O mandato dos conselheiros eleitos é de 4 (quatro) anos, podendo seus membros serem reeleitos.

Conselho Fiscal é constituído de 3 (três) membros eleitos pelos associados. O mandato dos conselheiros é de quatro anos, podendo ser reeleitos.

Importante

Nenhum membro da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo ou do Conselho Fiscal recebe remuneração ou qualquer outro tipo de vantagem financeira. Todos trabalham, voluntariamente, em defesa dos direitos e do futuro de todos os participantes da CBS.

Qual é o propósitos da APCBS?

Como o assunto de previdência complementar é bastante complexo, na legislação, nos regulamentos e nos sistemas de controle e de contabilização, é importantíssimo que os participantes estejam organizados em uma entidade que se mantenha, constantemente, antenada sobre tudo que acontece nesta área, de forma que possa orientar, convenientemente, nossos representantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal da CBS para acompanhamento da gestão do nosso dinheiro e defesa dos nossos direitos legais e regulamentares.
A APCBS tem ainda o propósito de defender, juridicamente, através de escritório de advocacia contratado, todos os participantes da CBS, nas várias áreas do direito – trabalhista, previdenciária, cíveis (inventário, direito do idoso e direito do consumidor).

Qual a importância de me Associar?

É evidente que os participantes têm que acompanhar tudo o que se passa na CBS, pois ela é que administra o dinheiro que eles acumulam durante a sua fase de trabalho, para garantia de seu futuro e de seus familiares. É impossível que cada um desempenhe esse papel isoladamente. Daí a importância deles se organizarem em uma associação.
Em algumas entidades de previdência complementar, como a CBS, os participantes não se preocuparam em acompanhar o que se passava na sua caixa. Só tomaram conhecimento de problemas existentes quando foram surpreendidos com a falência da entidade, como aconteceu a poucos anos atrás com a caixinha dos aeronautas da Varig. Quando acontece isto, quem está na ativa perde todo o seu capital acumulado. Quem está aposentado perde o benefício.
A APCBS tem como principal papel realizar este importante trabalho em nome de todos os participantes. Quanto maior o número de associados ela tenha maior é a sua representatividade, não só junto a CBS, mas também junto aos órgãos públicos reguladores e fiscalizadores da previdência complementar. A Secretaria Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, órgão governamental que tem a responsabilidade de fiscalizar as cerca de 360 caixas de pensão existentes no país, afirma que entidades como a APCBS ajudam-na no desempenho de seu papel fiscalizador.

Como posso me associar?

Para associar-se basta dar um click no endereço abaixo que o remeterá para o Faça Parte, onde outras informações sobre a APCBS  serão prestadas e sua adesão ao quadro social poderá ser feita.

Faça Parte!