Pare de Fumar

Não deixe o cigarro dominar você.

A dependência de nicotina é tão grave quanto por certas drogas. Mas você pode vencê-la com força de vontade, psicoterapia e medicamentos.

De olho no aumento dos casos de câncer de pulmão no pais, o governo brasileiro declarou guerra ao cigarro. Além da proibição do fumo em ambientes fechados, o preço mínimo do cigarro foi reajustado para R$ 3,00. Essas ações auxiliaram consideravelmente na redução do número de tabagistas. Entretanto, eles ainda existem. E um fato é certo: entre as pessoas que insistem em fumar, muitas têm o desejo de abandonar o cigarro. Mas, na primeira tentativa, enfrentam grandes dificuldades e retomam o hábito. A explicação para isso é simples: fumar causa dependência psicológica, comportamental e química.

Benefícios podem ser sentidos nos primeiros minutos sem o cigarro

 
Um único cigarro possui 4.700 substâncias nocivas – e a nicotina, responsável pela liberação de dopamina, que dá a sensação de prazer, é apenas uma delas. Quanto mais cedo você parar, melhor, pois assim você reduzirá as chances de adoecer em decorrência do cigarro. Os benefícios de parar de fumar se estendem mesmo a quem já fuma há muito tempo, com benefícios à saúde logo nos primeiros minutos sem o vício. E quem já apresenta alguma doença relacionada ao tabagismo, se deixar de fumar, evitará sua progressão e ganhará qualidade de vida.

A dependência ao tabagismo é algo muito sério, compatível à dependência de drogas. É por isso que, em boa parte dos casos, é preciso pedir ajuda especializada – de um médico e de um psicoterapeuta.- para vencer essa luta. Quem quer largar o vício também pode utilizar – com acompanhamento médico – medicamentos nicotínicos, que liberam lentamente nicotina no organismo, driblando a dependência a essa substância. Ou, ainda, usar medicamentos não-nicotínicos.

A determinação em parar de fumar, no entanto, é tudo. Quem quer realmente parar, consegue. E se acontecer a síndrome de abstinência, não se abale. O mais importante é a sua vitória sobre o cigarro.

Posted on: Saúde | Tags: Without tags

Os comentários estão desativados.