Encha a chaleira
Algumas ervas tem ação poderosa no organismo, combatendo doenças e ajudando o corpo a eliminar os excessos de toxinas e gorduras. Quando combinadas, podem agir contra problemas como compulsão por doces, retenção de líquidos e má digestão. Mas cuidado para não exagerar na combinação: fazer chá com várias plantas pode comprometer o aproveitamento de seus benefícios. A mistura de vários tipos de ervas pode fazer com que haja anulação dos efeitos e ainda fazer mal a saúde. Veja qual a função de cada chá e escolha o que se encaixa melhor as suas necessidades.
Chás calmantes
Essas ervas interferem no sistema nervoso e trazem a sensação de tranquilidade e bem estar, diminuindo a ansiedade. Isso evita a compulsão alimentar, auxiliando no emagrecimento como um todo.
Por ter efeito relaxante, é capaz de controlar o desejo por doces e carboidratos. Além disso, melhora a digestão e reduz gases. Contraindicação: provoca náuseas em pessoas sensíveis e dermatite de contato.
Combate insônia, ansiedade e tensões nervosas. Por ser calmante, ajuda a controlar a vontade de comer. Não tem contraindicação.
É considerado um antidepressivo natural, combate a ansiedade e a fome fora de hora. Também atua na redução de colesterol ruim. Contraindicação: não deve ser tomada em excesso, pois causa insônia, desarranjo intestinal e tremores.
Chás estimulantes
Essas ervas são ricas em fibras solúveis que, em contato com a água, formam um gel que preenche espaço no estômago e no intestino, provocando sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa fique sem comer por mais tempo.
Por ser rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitaminas A, C, D, E e do complexo B, ela atua como complemento alimentar, acelera o metabolismo e estimula o funcionamento intestinal, o que ajuda no emagrecimento e na eliminação de toxinas. Contraindicação: pessoas com hipersensibilidade a iodo.
Com ação laxativa, combate a prisão de ventre e atua como auxiliar no emagrecimento. Contraindicação: mulheres gestantes e pessoas sensíveis aos senosídeos.
Devido a sua ação digestiva, atua contra prisão de ventre e gases. Possui também efeito laxativo e ajuda a baixar a glicose no sangue.
Melhora o funcionamento do intestino por ser laxativo, evita a formação de gases e combate a retenção de líquidos. Contraindicação: mulheres gestantes, lactantes ou que apresentam hipersensibilidade a planta.
Contém cafeína, que estimula e acelera o metabolismo, facilitando o gasto de calorias e diminuindo o colesterol. É rico em vitaminas, manganês, acido fólico e potássio. Contraindicação: mulheres gestantes, lactantes e pessoas que sofrem com pressão alta, hipertensão, doenças gástricas, cardíacas, renais, insônia, anemia, osteoporose, reumatismo e hipertireoidismo.
Chás diuréticos
Auxiliam na perda de peso. Pois promovem a drenagem de líquidos nas células e eliminam toxinas através da urina, facilitando a queima de calorias.
Poderoso diurético, ajuda a eliminar líquidos e toxinas que promovem o inchaço. Acelera o emagrecimento e é eficiente no combate a celulite. Por ser rica em minerais, previne a flacidez da pele.
Contém nutrientes que ajudam o intestino a funcionar melhor. É capaz de dissolver as gorduras do corpo e eliminá-las na urina
Elimina os líquidos retidos sem perda de nutrientes, diminui o inchaço abdominal, combate os gases e a produção do cortisol (hormônio que dificulta a perda de peso). Contraindicação: pessoas com problemas cardíacos.
Reduz o inchaço e a retenção de líquidos, diminui o colesterol ruim, combate problemas no fígado, diabetes, hipertireoidismo e asma.
Chás digestivos
Auxiliam a bílis, uma substância produzida no fígado que derrete a gordura, passando a ser melhor absorvida pelo intestino.
Com alto poder digestivo, a planta estimula os movimentos peristálticos, responsáveis pela eliminação das fezes. Forma de consumo: chá ou capsula. Contraindicação: mulheres no período da menstruação, gestação e amamentação.
Ajuda a eliminar o excesso de gordura no corpo e melhora a circulação sanguínea. Tem ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e algumas doenças. Contraindicação: mulheres gestantes, lactantes e crianças.
Essa especiaria chinesa é diurética, digestiva e relaxante. Evita a fome fora de hora e a insônia. Contraindicação: pessoas com gastrite e ulcera.
Auxilia na digestão e no funcionamento do fígado. Regula o nível de açúcar no sangue e as toxinas que atrapalham o funcionamento dos órgãos. Contraindicação: mulheres gestantes e lactantes.