Eleições na CBS
Aconteceram ontem, sexta, 15, as eleições para os conselhos Fiscal e Deliberativo da CBS. Duas chapas se apresentaram, a primeira encabeçada pelo presidente da Associação dos Participantes da ‘caixinha’, Áureo Braga, e a segunda – registrada de última hora, tendo como cabeça um diretor da Namisa (subsidiária da CSN no setor de mineração), que ninguém nunca viu pelas bandas da cidade do aço e que estaria disposto a vestir a camisa da direção siderúrgica. Até o fechamento desta edição, a votação ainda não tinha sido concluída. Como o aQui é rodado na gráfica do jornal O Lance, no Rio de Janeiro, tendo que cumprir horários, o resultado só foi divulgado pela internet.
Sabe-se, porém, que as duas chapas apresentaram procurações para garantir seus votos. A rádio peão chegou, inclusive, a divulgar que alguns trabalhadores teriam sido coagidos a passarem procurações para seus gerentes, para garantir o voto favorável à chapa 2. “Fomos levados para o fórum e assinamos procurações. Disseram que era para dar uma força para a empresa porque o Sindicato tinha tomado conta da CBS”, contou um trabalhador de
Casa de Pedra, por telefone, ao aQui. segundo o que foi apurado pelo jornal, funcionários da CSN em Porto Real também teriam passado procurações para seus superiores, como forma de garantir o voto da chapa 2.
Na quarta, 13, integrantes dos Sindicatos dos Metalúrgicos estiveram na porta da CSN de Porto Real, antiga GalvaSud, para conversar com os trabalhadores sobre as eleições da CBS. Do carro de som, um diretor chegou a orientar os operários para que não aceitassem a pressão da CSN. Porém, segundo informações obtidas pela reportagem, alguns funcionários, com medo, parraram as procurações. A denúncia chegou a ser feita no boletim do Sindicato, distribuído na quinta, 14, aos operários da UPV e da GalvaSud.
Para o líder da chapa 1, Áureo Braga, a tentativa de a CSN entrar nos conselhos fiscal e Deliberativo da CBS pode esconder interesses estratégicos. Um deles envolveria o contrato de dívida que a CSN mantém com a ‘caixinha’ – aquele antigo débito milionário que a CSN tentou liquidar, apresentando documentos inconclusivos para a secretaria de Previdência Complementar, logada ao Ministério da Previdência Social. Há ainda outra preocupação de Áureo, desta vez envolvendo os planos de previdência existentes na CBS. Segundo ele, a CSN pode implantar um novo plano – que prejudique o associado – e tentar obrigar a todos a migrarem para ele. “Tudo é possível”, lamentou Áureo.
A votação para os conselhos Fiscal e Deliberativo da CBS aconteceu durante todo o dia de ontem, sexta, 15, das 8h30min às 18 horas, no antigo Escritório Central da CSN. A expectativa da chapa 2 era de conquistar uns quatro mil votos – incluindo o das pensionistas, que neste pleito ganharam o direito de votar. A novidade agradou às pensionistas e a previsão é que tenham votado com a Chapa 1, de Áureo Braga.
Posted on: Principal | Tags: Without tags