Eleições da CBS – Edital de Convocação

O Edital de Convocação das eleições da CBS estabelece pontos de Votação altamente prejudiciais aos participantes de Volta Redonda e de Congonhas.

A tabela a seguir mostra a disparidade de tratamento que é dado entre as cidades em que haverá votação, com nítida desvantagem para as cidades onde residem os maiores contingentes de participantes.

Apresentamos também a carta enviada ao presidente da Comissão Eleitoral pelos representantes da Chapa 01.

Volta Redonda, 30 de outubro de 2015

Prezado Senhor

Sérgio Martins Gouveia

Presidente da Comissão Eleitoral da CBS Previdência

 Assunto: Edital de Convocação para eleição de membros dos Conselhos da CBS Previdência

O objetivo desta correspondência e apresentar nossa discordância em relação a alguns pontos do Edital de Convocação das Eleições de membros para os conselhos deliberativo e fiscal da CBS, que julgamos extremamente prejudiciais a alguns participantes da entidade e solicitar que sejam feitas alterações no Edital de Convocação.

  • Pontos de Votação

O Edital prevê dois pontos de votação nos escritórios da patrocinadora em são Paulo, onde votam cerca de 400 participantes ativos e poucos participantes aposentados e pensionistas que residem na cidade.

Em Araucária, Paraná, onde devem votar poucas centenas de participantes ativos, o edital prevê um ponto de votação dentro da fabrica da patrocinadora CSN, facilitando o voto dos participantes eleitores.

Em Volta Redonda, onde residem cerca 19.000 participantes eleitores, entre ativos, aposentados e pensionistas, o Edital prevê apenas um ponto de votação, em um imóvel de pequeno porte da Fundação CSN situado na Vila Santa Cecilia, distante da Usina Presidente Vargas. Acrescente-se ainda o fato de que o Edital permite que votem em Volta Redonda milhares de participantes que residem em bairros que, embora pertencentes a Barra Mansa e Barra do Pirai,  são ligados a Volta Redonda.

Em Congonhas onde se localizam as minas de ferro Casa de Pedra e Namisa da patrocinadora CSN, e onde a CBS tem cerca de 4.000 participantes, o Edital prevê apenas um ponto de votação, localizado na cidade, há quilômetros de distância dos locais de trabalho dos participantes ativos.

Causa estranheza, portanto, o fato do Edital não prever pontos de votação no interior da Usina Presidente Vargas em Volta Redonda nem nas minas de ferro em Congonhas, a exemplo do que foi feito nos escritórios da CSN em São Paulo e na CSN Paraná em Araucária.

  • Horário de Votação

Aliado ao fato da escassez de pontos de votação em Volta Redonda e Congonhas acrescente-se ainda que o horário de encerramento da votação as 18h dificulta aos participantes que trabalham em horário diurno o que estejam deixando o turno de trabalho as 18h exercerem o seu direito de voto.

Solicitação

Que sejam instalados, no mínimo, dois pontos de votação no interior da Usina Presidente Vargas e um ponto de votação em cada uma das minas de ferro.

Que seja instalado um ponto de votação em um dos bairros localizados na margem esquerda do Rio Paraíba em Volta Redonda, para atender aos milhares de participantes que moram naquela região da cidade, e desafogar o ponto de votação da Vila Santa Cecilia.

Que o encerramento do horário de votação nos pontos de votação no interior da Usina Presidente Vargas e nas minas de ferro seja as 18h30, propiciando condições para o exercício do voto aos participantes que trabalham em regime diurno e que não têm condições de deixar seu posto de trabalho no horário de expediente.

Conclusão

Procedendo assim a CBS Previdência estará propiciando um tratamento equânime a todos os participantes e estará criando condições para que todos possam exercer o seu direito estatutário de votar em seus representantes nos conselhos deliberativo e fiscal e estará também atendendo à recomendação da PREVIC/DIFIS em seu despacho 377/2013 de 23.08.2013 onde consta: “…que permitem a participação direta dos eleitores. Adotando procedimentos mais acessíveis aos participantes… “.

Cabe ainda o registro que a CBS tem o dever de propiciar em todos os pontos de votação condições seguras e sem atropelos aos seus cerca de 33.000 participantes, milhares deles com idade avançada e muitos deles com a saúde debilitada, mas que fazem questão de participar do pleito.

Atenciosamente

Áureo de Araújo Braga

Henrique Bahia Adão

Representantes da Chapa 01

 

Posted on: Jurídico, Principal | Tags: Without tags

Os comentários estão desativados.