Cada uva tem o seu charme

Todo vinho traz em seu rótulo o tipo de uva predominante na bebida. Mas você sabe o que essa informação significa? Veja a seguir as características de cada uma.

Chardonay

“Rainha das uvas brancas”,  proporciona vinhos complexos, ricos e bem estruturados. Bastante versártil,   adapta-se  muito bem no mundo todo. Atualmente, Austrália, Califórnia, América do Sul e Itália produzem bons Chardonnys.  Na Borgonha, sua terra natal, produz os melhores e mais finos vinhos brancos do mundo. Na Champagne, a Chardonnay é a base do célebre e espumante.

O vinho feito com essa cepa é pleno, amanteigado, frutado e, quando a vinificação inclui tratamento em tonéis de carvalho, terá aroma de baunilha, maciez e não apresentará acidez agressiva.

Aromas e sabores: maçã, pera, frutas cítricas, melão, pêssego, abacaxi, manteiga, cera, mel, caramelo, baunilha, especiarias diversas, lã molhada  e minerais.

Sauvignon Blanc

Os brancos secos mais famosos são  feitos com essa uva, que, ao que parece, vem de Bordeaux. Bastante secos e ácidos, os vinhos feitos com essa cepa têm personalidade forte.

A Nova Zelândia se destacou com essa uva, produzindo um estilo próprio de vinho, frutado e perfumado. Apesar de vivos e refrescantes, mesmo os melhores representantes da Sauvignon Blanc não alcançam a riqueza e a complexidade do Chardonnay.

Aromas e sabores: herbáceos,  grama cortada, folhas de groselha, aspargo em lata, groselhas brancas, almíscar, feijões verdes.

Riesling

A uva Riesling também tem uma personalidade marcante e elevada acidez, produzindo vinhos melhores quando não passa pelo tratamento em carvalho. Sujeita ao ataque do fungo Botrylis cinérea que produz a  “podridão nobre” , essa uva pode resultar em vinhos ricos e doces. Como a Chardonnay,  os vinhos feitos ela também são de grande complexidade.

O vinho produzido com Riesling, qualquer que seja sua origem ou idade, seja ele seco ou doce, é sempre frutado, seu equilíbrio sendo garantido por uma vívida acidez.

Aromas e sabores: notas minerais, aromas florais (Mosel), mel (vinhos doces), maçã verde crocante, maçã cozida com especiarias, marmelo, laranja, lima e maracujá.

Posted on: comesebebes | Tags: Without tags

Os comentários estão desativados.