Saladas
Gostar de salada nunca foi nem será unanimidade. Mas o fato é que um prato farto de hortaliças e legumes deve fazer parte do cardápio diário de toda pessoa, independente da idade, sexo ou tipo de dieta que segue. Se você faz parte do grupo que é avesso às porções verdes de cada dia, é hora de buscar informações e se conscientizar, afinal você é o que come! E para quem quer emagrecer, as saladas tem um peso fundamental: é uma refeição magrinha, rica em fibras, capaz de desintoxicar o corpo e combater o inchaço. Além disso, o prato pode ser acompanhamento ou entrada no almoço, no jantar ou ser a refeição principal! Outro benefício é que elas são práticas e rápidas de serem preparadas.
COMECE POR ELA
Conhecida por ser o prato de entrada das refeições, ou somente um acompanhamento, a salada serve muito mais do que para forrar o estômago. Ela é consumida antes dos outros pratos para garantir maior saciedade, já que ao mastigar mais, o cérebro vai sendo informado de que estamos comendo. Dessa forma ingerimos menos alimentos calóricos após o prato de salada. No geral, é recomendado de 20 a 30 g de fibras por dia, que pode ser distribuído em um prato raso de salada bem colorida e com diversos tipos de hortaliças.
PODER DE DESINCHAR
As saladas têm ação diurética no organismo, combatem a retenção de líquidos e acabam com o inchaço abdominal! Para dar adeus a esses problemas, coloque no prato: alface, couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolis, tomate e aipo. Você pode ainda incluir frutas ricas em água para ajudar a desinchar o corpo. As mais recomendadas são melancia, melão, abacaxi e laranja. Evite molhos industrializados para temperar, assim como sal, pois eles são os responsáveis por reter água no organismo e, consequentemente, deixar você inchada.
QUANTO MAIS COLORIDA, MELHOR!
Aquela velha frase que diz: “um prato bem colorido é mais saudável”, é verdade. Cada pigmento de cor fornece um nutriente diferente e o prato de salada colorido garante um bom aporte de vitaminas e minerais. Além disso, fica mais bonito e atraente.
RICA EM NUTRIENTES
Uma salada pode e deve reunir todos os nutrientes necessários para uma refeição, ainda mais se for o prato principal. Nesse caso, o ideal é que contenha todos os grupos como folhas
(alface, rúcula, agrião, espinafre), legumes (cenoura, beterraba, brócolis), carboidratos (batata, macarrão ou torradinhas) e proteínas (atum, ovo frango ou carne magra). O prato conta com a maior fonte de alimentos reguladores, que são de origem vegetal e, chamados assim, porque fornecem ao organismo vitaminas e minerais que regularizam o metabolismo, o trânsito intestinal e induzem ao emagrecimento ou adequação do peso ideal. Além de também contribuírem para a saciedade, devido aos componentes fibrosos, garantem a boa saúde e o bem-estar em geral, prevenindo doenças. Por isso, comer salada é um prato cheio para quem quer manter as saúde e o peso ideal.
MUITAS FIBRAS
As verduras e legumes são ricos em fibras em sua composição. As fibras são as responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, facilitando a evacuação e fazendo com que você vá ao banheiro todos os dias. Para isso, é importante que as folhas e legumes sejam consumidos crus, pois assim o organismo consegue absorver totalmente as fibras, vitaminas e minerais. Para completar, é importante beber muito líquido durante o dia a fim de que as fibras façam efeito no organismo.
FUNÇÃO DOS ALIMENTOS REGULADORES
Eles têm o papel de manter o corpo bem hidratado, cabelo e pele macios e com brilho, o intestino regulado (sem apresentar prisão de ventre ou diarreia), unhas sem fungos etc. Nas crianças são responsáveis por fazê-las crescerem e se desenvolverem. Ou seja, garantem o bom funcionamento do organismo como um todo. As hortaliças e as frutas correspondem ao grupo dos reguladores. Alface, couve, milho cenoura, beterraba, brócolis, abobrinha, chuchu e pimentão; laranja, banana, uva, ameixa, caqui, morango, tangerina, abacate e abacaxi. E anote aí: o ideal é comer de duas a quatro porções de frutas e de três a cinco porções de hortaliças diariamente.
HÁBITO ALIMENTAR
Os pais são os exemplos dos filhos, certo? Se você não come salada, seu filho não vai adquirir esse hábito sozinho e é muito importante para o desenvolvimento deles incluir as folhas no prato desde cedo. Indica-se fazer desenhos e caretas com as folhas e as hortaliças para gerar curiosidade e conquistar as crianças. Mas nunca sugira trocas como comer salada por sobremesa ou presentes! Dica: pique as folhas e os legumes e misture no prato da criança com o arroz e o feijão para que ela comece a comer.
P A S S E I O P E L A H O R T A
Repolho roxo: impede a formação de coágulos no sangue e melhora a circulação.
Valor calórico: 60kcal a cada 100g
Repolho: previne contra o câncer de mama e favorece a formação do bebê na gestação.
Valor calórico: 25kcal a cada 100g
Espinafre: reduz o risco de doenças como câncer e anemia, além de proteger o coração.
Valor calórico: 38kcal a cada 100g
Rúcula: age contra úlceras gástricas e protege a saúde dos olhos e da pele.
Valor calórico: 83kcal a cada 100g
Escarola: fortalece os ossos, previne a osteoporose e deixa a pele macia.
Valo calórico: 83kcal a cada 100g
Endívia: melhora a concentração, regula os batimentos cardíacos e protege do colesterol ruim.
Valor calórico: 55kcal a cada 100g
Couve: ajuda contra a anemia e combate gripes e resfriados.
Valor calórico: 55kcal a cada 100g
Alface: alivia as tensões, age contra a insônia, acalma e previne problemas no sistema nervoso.
Valor calórico: 20kcal a cada 100g
Agrião: contém substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células.
Valor calórico: 13kcal a cada 100g
Acelga crua: combate infecções e doenças circulatórias e favorece a digestão.
Valor calórico: 21kcal a cada 100g











