Resultado das eleições da CBS
Os trabalhadores, os aposentados e as pensionistas deram uma demonstração de civismo comparecendo, em grande número, para votar na chapa 01, que eles identificaram como a que melhor os representaria nos conselhos da CBS.
Entretanto, uns poucos gerentes dos patrocinadores CSN e Namisa, portando milhares de procurações, decidiram o pleito em favor da chapa organizada e apoiada pela CSN, com os seguintes números:
Conselho Deliberativo

Distribuição de Votos par ao Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal

Distribuição de Votos para o Conselho Fiscal
As 4.601 procurações da Chapa 02 foram “obtidas” por chefes da CSN e da Namisa entre trabalhadores de unidades das empresas localizadas em cidades distantes de Volta Redonda.
As 159 procurações da Chapa 01 foram enviadas, voluntariamente, por associados da APCBS que residem em cidades de vários estados brasileiros.
Merece destaque especial o comparecimento de grande número de aposentados e pensionistas com idade avançada, alguns já próximos de cem anos, e outros em condições precárias de saúde. Houve inúmeros casos em que a urna foi levada até ao participante, pois não havia condições dele chegar até o local de votação. Estes fatos emocionaram a todos nós.
Cabe também registro a presença de grande número de trabalhadores, que na hora de seu almoço, antes, ou após, o seu turno de trabalho, compareceram para votar, em sua grande maioria na Chapa 01, demonstrando que compreenderam a nossa mensagem de que é necessário termos nos conselhos da CBS representantes que realmente defendam seus direitos e seu futuro.
Alguns fatos aconteceram que dificultaram muito os participantes, principalmente nas primeiras horas de votação, levando mesmo alguns a desistirem de votar. Não foi disponibilizado pela CBS o recurso necessário para identificação dos participantes na entrada do Escritório Central. Quando foi facilitada a entrada daqueles que portassem, além da carteira de identidade, a carteira de associado da APCBS ou um contracheque da CBS, veio uma ordem da CSN para que fosse controlado o número de pessoas no interior do prédio. A razão alegada para esta decisão, totalmente desnecessária, é que os bombeiros da CSN estariam preocupados com a possibilidade de ocorrer um incêndio no prédio e ele não ter estabelecida uma rota de fuga para as pessoas. Depois de 49 anos de vida do prédio, e após ele abrigar milhares de funcionários, os bombeiros estariam preocupados com a possibilidade de ocorrer um incêndio. Fica muito claro que o propósito desta medida era deixar os participantes confinados num espaço pequeno, se acotovelando, e levá-los a desistir de votar. Os policiais da CSN se incumbiram de fazer cumprir a ordem.
Enquanto tudo isto acontecia com os participantes ao longo do dia, os chefes da CSN, que iriam votar com as 4.601 procurações “obtidas” dos trabalhadores, chegaram por volta das 17 horas, uma hora antes de encerrar o prazo de votação, e votaram durante toda a noite, encerrando a votação às 5 horas da manhã do dia seguinte, o que provocou que a apuração de votos somente encerrasse às 6 horas do dia 16, fazendo com que os funcionários da CBS, que trabalharam na eleição, e os fiscais da Chapa 01, atuassem, sem período de descanso, durante 22 horas.
Para os participantes que tinham que colocar pessoalmente o seu voto na urna a porta do Escritório Central foi fechada, exatamente, às 18,00 horas, e muitos trabalhadores que deixaram o trabalho às 17,45 e às 18,00 horas não tiveram condições de votar.
Cabe ainda o registro que esta estratégia adotada pelos chefes, contraria o Regulamento de Eleições da CBS, que estabelece que a votação se encerre às 18,00 horas e que a apuração de votos tenha início, imediatamente, após o encerramento de votação.
O representante da chapa 01, Áureo Braga, preparou e encaminhou à Diretoria Executiva da CBS, no prazo de 24 horas estabelecido no Regulamento de Eleições da CBS, recurso narrando todos estes fatos, e solicitando a anulação da eleição.
Entretanto, fiquem tranqüilos os trabalhadores, os aposentados e as pensionistas. A Associação dos Participantes da CBS – APCBS, não esmorecerá em sua luta em defesa dos seus direitos. A legislação estabelece que temos o direito de acesso a todas as informações e documentos que desejarmos.
A APCBS já indicou dois de seus diretores e um conselheiro para participar de um trabalho, junto com a CBS, para estudar a reforma necessária do Regulamento de Eleições, de forma que todos os participantes possam participar livres e democraticamente da eleição.
Estes acontecimentos, que afrontam a todos nós, servem para nos mostrar que devemos fortalecer nossa união em defesa de nossos direitos. Quem se propõe a convergir esta união é a APCBS. Estamos, constantemente, a disposição de todos os participantes para orientá-los e defender seus direitos, inclusive com uma equipe de advogados com competências em várias áreas.
Estejam tranqüilos. Nossa luta continua.
Posted on: Principal | Tags: Without tags











