Resultado da Eleição da CBS de 09.12.2015 para o Conselho Deliberativo
O quadro abaixo retrata o resultado da eleição da CBS para preenchimento dos 4 cargos do Conselho Deliberativo da CBS destinados aos participantes.
Muitos são os fatores que influenciaram no resultado. O principal deles é o sistema eleitoral introduzido pela CBS. Com a adoção da votação direta nas cidades em que haja mais de 500 eleitores, ficou a brecha para as procurações. Os participantes que trabalham em determinada cidade, mas têm o seu endereço cadastrado na CBS em outra cidade podem participar do pleito votando diretamente ou através de procuração. E foi o que aconteceu. A chapa apoiada pela patrocinadora teve 1.504 votos por procuração, correspondendo a 40,68% do total de votos obtidos. Desta forma deixou de ser cumprida a recomendação da PREVIC de que fosse estabelecido um sistema de votação que possibilitasse aos participantes votarem diretamente, minimizando o número de procurações. Cabe ainda o registro que para obter estas procurações é necessário que se tenha conhecimento dos endereços dos trabalhadores, o que evidentemente, os membros da chapa não têm.
Outro fator que influenciou bastante foi o fato da CBS estabelecer ponto de votação no interior da fábrica em Araucária e no interior dos escritórios da CSN em São Paulo, e não proceder da mesma forma na Usina Presidente Vargas, onde os trabalhadores, normalmente, votam em chapa composta de participantes independentes, o que aliás ficou demonstrado na eleição em Volta Redonda, em que a chapa 1 obteve 85,08% dos votos colocados diretamente nas urnas pelos trabalhadores, aposentados e pensionistas.
Posted on: Principal | Tags: Without tags












