Fundação Gerdau estuda a divisão do superávit
A fundação Gerdau, caixa de pensão dos empregados das empresas do grupo Gerdau, estão negociando a distribuição do superávit do seu Plano de Benefício I.
Como se observa, diferentemente da CBS que destinou quase todo o superávit dos planos Velho e Novo para a CSN, lá eles estão estudando com a PREVIC a distribuição para os participantes.
O boletim da ANAPAR abaixo relata a reunião havida com a PREVIC.
Começa negociação do superávit da Fundação Gerdau, Plano I
No dia 10 de maio último foi realizada em Brasília a primeira reunião com a Fundação Gerdau para discutir os critérios de distribuição do superávit para os participantes ativos e assistidos do Plano de Benefícios Previdenciários I que não migraram para o plano CD.
A reunião foi agendada pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), a pedido das entidades representativas dos participantes. Estiveram presentes a ANAPAR, a Associação dos Aposentados da Açominas (AAA), o Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (SENGE), a Gerdau Previdência e a patrocinadora Gerdau.
Os representantes da Fundação Gerdau e da patrocinadora informaram que estavam presentes atendendo ao convite da PREVIC. Falando em nome dos participantes, a ANAPAR deixou claro que o objetivo da reunião era iniciar o processo de negociação em torno do superávit do Plano de Benefícios I.
Os representantes dos participantes apresentaram os pontos que, no seu entendimento, devem orientar as negociações:
– Distribuição proporcional ao valor do benefício e não ao valor das reservas individuais de cada participante;
– Criação de um benefício especial temporário;
– Criar um valor mínimo para o benefício especial temporário;
– Paga à vista o maior valor possível;
– Concluir as negociações e fazer os pagamentos ainda em 2012.
Na avaliação da ANAPAR esta primeira reunião foi importantíssima para “quebrar o gelo” e buscar uma solução negociada. A entidade reconhece o empenho da PREVIC ao promover a reunião e considera positiva a disposição da patrocinadora e da Fundação Gerdau terem se disposto a dar este primeiro passo.
As entidades representativas construíram uma proposta de destinação do superávit que foi referendada em reunião realizada no dia 8 de junho em Ouro Branco (MG), sede da empresa patrocinadora, e que será encaminhada à Fundação Gerdau Previdência.
“Sempre apostamos no entendimento para resolver pendências e encontrar a melhor solução para as demandas dos participantes. Esta é a melhor forma para garantir a perenidade dos planos de benefícios e a segurança dos participantes”, salienta Cláudia Ricaldoni, presidente da ANAPAR.
Posted on: Principal | Tags: Without tags











