Desinsetização evita doenças e traz bem-estar à família

Ao longo da história, diversas substâncias foram utilizadas para eliminar insetos e outras pragas indesejáveis. No entanto, a partir dos anos 1960, houve a popularização do uso da substância DDT, sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano, que acabou virando o famoso “dedetizar”. Trata-se de inseticida barato e eficiente a curto prazo, mas a longo prazo tem efeitos prejudiciais à saúde humana, podendo ocasionar câncer em seres humanos e interferindo na vida animal. Atualmente o termo ideal para denominar os insetos é Desinsetização, uma vez que, o DDT foi banido de vários países na década de 1970 e tem seu uso controlado. No Brasil, a Lei nº 11936 de 2009 proibiu seu uso, fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque e comercialização.

Todos sabem amplamente que a desinsetização é extremamente importante para cultivar o bem-estar de toda família, pois essas pragas podem trazer riscos à saúde das pessoas. Por isso, a inspeção profissional com uma empresa qualificada e experiente é extremamente importante.

Alguns exemplos de doenças que podem ser transmitidas por essas pragas urbanas.

FORMIGAS: Por serem pequeninas, podem se locomover de qualquer lugar para dentro de suas casas, desde hospitais (adquirindo bactérias nocivas a saúde) a aterros sanitários, e outros lugares onde possam trazer bactérias, certos tipos de vírus e fungos.

ROEDORES: Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversos tipos de doenças ao ser humano. A Leptospirose é causada por bactérias que se alojam nos rins dos ratos e são liberadas nas suas urinas, podendo ser fatal. Além disso, também podem transmitir Peste Bubônica, Tifo Murino, Triquinose, Raiva, Salmoneloses, Sarnas, Micoses e outras doenças.

ARANHAS: Quase todas as espécies de aranhas são venenosas. A picada da aranha viúva-negra, por exemplo, costuma provocar dor aguda, além de cãibras e rigidez muscular pelo corpo. Outros sintomas podem incluir instabilidade, ansiedade, dor de cabeça, enjoo, erupções cutâneas e comichões, problemas respiratórios graves, náuseas, vômitos, maior produção de saliva e debilidade.

BARATAS: Dentro das casas, geralmente podem ser encontradas nas cozinhas e banheiros, e ao ar livre encontra-se geralmente ao redor da casa.  Embora se movam normalmente pelo chão e paredes, esta espécie pode voar distâncias curtas, em especial durante o tempo morno. Podem transmitir bactérias, vírus, fungos, alergias, salmonela, diarreias, disenteria, etc.

ESCORPIÕES: O veneno dos escorpiões age especialmente sobre o sistema nervoso, podendo causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. Sua ação é muito forte. A dor intensa que provoca no local da ferroada logo depois se irradia para todo o corpo do doente. Os médicos, geralmente, fazem anestesia no local da ferroada e podem até sedar o paciente para que ele possa suportar o sofrimento.

CUPINS: Os cupins são insetos conhecidos por nós pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto. Desde que o homem começou a construir habitações e outras estruturas de madeira, é que se conhecem os danos causados por este inseto.

Fonte: Re9 Controle de Pragas

Posted on: Saúde | Tags: Without tags

Os comentários estão desativados.