Cota do Plano Milênio em baixa

Participantes do Plano Milênio, da ativa e os aposentados que optaram por receber o seu benefício com base no percentual do Fundo Gerador de Benefícios – FGB, estão preocupados com a forte queda verificada no valor da cota em 2013. Até o mês de julho a queda é de 9,6158%. Muitos participantes têm procurado a APCBS para se informar qual é a razão da perda verificada.

O quadro abaixo, que mostra como estão distribuídos os recursos garantidores do plano entre os vários segmentos de investimentos, bem como as características de rentabilidade do investimento em renda fixa (títulos do governo), explicam a razão da queda do valor da cota verificada este ano.

Recursos Garantidores do Plano Milênio

Pelo quadro observa-se a forte redução verificada este ano nos recursos garantidores do Plano Milênio, R$ 246,58 milhões, principalmente no segmento de renda fixa, que apresenta redução de R$ 204,36 milhões. Esta redução em renda fixa é motivada pela forma com que a CBS passou a contabilizar, desde o fechamento do balanço de 2012, os títulos do governo que ela possui em carteira. Anteriormente a CBS contabilizava, no final de cada mês, o valor dos títulos “na curva”, isto é, ela considerava o valor que os títulos iam adquirindo até o seu vencimento, em função da taxa de juros e correção monetária estabelecidos no momento da compra. Atualmente a CBS adota a contabilização dos títulos “a mercado”, isto é, ela verifica no final de cada mês, quanto os títulos estão valendo no mercado naquele momento. Se os juros estiverem em alta os títulos valem menos, pois se eles fossem vendidos naquele momento teria que ser dado um desconto. Os juros estando em baixa o efeito é ao contrário, isto é, naquele momento os títulos valem mais. Todavia, os títulos que forem mantidos até o vencimento estabelecido terão todo o ganho previsto no momento da compra.

A queda verificada no valor “a mercado” dos títulos de renda fixa deve-se às ações do governo para aumento das taxas de juros objetivando conter a inflação de preços. Caso venha a confirmar-se a expectativa do mercado, até o final de 2012, deverá haver uma elevação da taxa Selic, e, consequentemente, redução ainda maior do valor da cota do Plano Milênio. Tão logo ocorra o sentido inverso, isto é, redução da taxa Selic, o valor da cota voltará a subir.

O fato ocorrido por ocasião do fechamento do balanço de 2012 da CBS auxilia para um melhor entendimento do assunto. Naquela oportunidade as taxas de juros estavam mais baixas e, ao serem contabilizados a mercado, houve uma valorização dos títulos, o que propiciou uma rentabilidade da cota do plano de cerca de 14%, que somada a outros ganhos propiciou uma rentabilidade anual da cota em 26,84%.

O importante é o participante saber que o valor da cota oscila em função do mercado. Quando ele está por aposentar-se deve verificar o momento mais adequado, em que a cota está em alta para tomar a sua decisão. Caso o participante se desligue da patrocinadora, por aposentadoria ou desligamento do emprego, e, estando em baixa o valor da cota, ele pode optar por permanecer na CBS como sócio autopatrocinado ou vinculado e ficar aguardando um momento mais favorável para tomar sua decisão.

A APCBS está constantemente à disposição dos participantes orientando-os quanto aos seus direitos regulamentares, fornecendo a eles um leque de opções que podem ser utilizadas ao se desligar da patrocinadora.

Posted on: Principal | Tags: Without tags

Os comentários estão desativados.