Voto de Cabresto Moderno
A CBS e a CSN identificaram todos os trabalhadores da Usina que têm endereço de residência que não seja Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Pirai, Pinheiral e Pirai. Os chefes destes trabalhadores estão “convencendo-os” a darem procuração para que eles, chefes, votem em seu lugar. Procedimento idêntico está sendo adotado em todos os setores onde a CSN tem empregados – Curitiba, São Paulo, Arcos, Congonhas, Rio de Janeiro (porto) e Porto Real (Galvasud).
Esta prática, totalmente antidemocrática, está relançando a prática do voto de cabresto, já há muito tempo abolido no Brasil, em que os “coronéis” enfileiravam seus empregados e os conduzia até a urna, onde eles depositavam a cédula do candidato do “coronel”. O procedimento agora adotado pela CSN foi modernizado e simplificado. O empregado não precisará ir até a urna. O “coronel”, ou seja, o chefe, é que decide em que chapa o trabalhador deve votar, e ele mesmo, o chefe, vai depositar o voto na urna. Isto é a democracia da CSN. Com este procedimento fica violado o primado da Lei Eleitoral Brasileira, que estabelece o voto secreto do cidadão.
No ano passado o Áureo Braga, representante dos participantes no Conselho Deliberativo da CBS, apresentou uma proposta de mudança no Regulamento de Eleições da CBS. Na proposta apresentada todos os trabalhadores da CSN poderiam depositar, livre e secretamente, o seu voto na urna. Mas a Diretoria da CBS, toda ela indicada pela CSN, e os conselheiros também indicados pela CSN, que são maioria no conselho, não concordaram com a proposta, adiando a discussão para depois da eleição deste ano.
Todavia, um dos itens constantes da proposta do conselheiro Áureo Braga não pode ter sua aplicação postergada – o VOTO DOS(AS) PENSIONISTAS – caso contrário iríamos questionar a legalidade do pleito. Como a grande maioria dos pensionistas são mulheres, com esta medida estamos resgatando, na CBS, a cidadania e o direito de voto das mulheres, já previsto na constituição brasileira desde 1932.
A despeito de todo o aparato montado pela CSN e pela CBS, antiético e imoral, nós temos condições de vencer. Basta que todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas compareçam e votem na CHAPA 01.
Não vamos permitir que a CSN domine totalmente a CBS. Vamos eleger como nossos representantes participantes que defendem nossos direitos e se preocupam com o futuro da CBS e de todos os participantes. Não vamos permitir que a CSN domine totalmente a CBS.
O participante que tem um amigo, um vizinho ou um conhecido, aposentado ou pensionista, de idade avançada ou debilitado de saúde, dê a ele uma carona, conduza-o até o local de votação.
O participante que tem um parente, um amigo ou um vizinho que esteja na ativa, ou é aposentado da CBS, convide-o a participar da eleição e votar na Chapa 01.
Dia 15, sexta feira, de 8,30 às 18 horas no Escritório Central da CSN.
Vamos dar uma aula de democracia e ética.
Vamos à vitória da Chapa 01. Só dependemos de nós mesmos.
Posted on: Principal | Tags: Without tags











