Vinho à mesa com ou sem cerimônia

Ao servir um vinho, o primeiro a provar deve ser o anfitrião. Em restaurante, ele é provado por quem o escolheu. Se aprovado, o vinho deve ser servido aos convidados, primeiros as mulheres e depois aos homens, começando pelos mais velhos e sempre pelo lado direito.

A melhor taça para servir vinho são as grandes, de espessura fina e com os pés altos. Se elas forem incolores, sem lapidação, com paredes curvas e bordas fechadas, melhor ainda, pois ajudam a uma melhor apreciação do aroma e da cor dos vinhos. A taça só deve ser enchida até a metade, para que a parte superior fique cheia de ar, o que contribui para a apreciação do aroma.

Se você for oferecer mais de um tipo de vinho na mesma ocasião, lembre-se que os vinhos secos são servidos antes dos suaves; os brancos antes dos tintos; os jovens antes dos envelhecidos; o ligeiros antes dos encorpados e os refrigerados antes dos que estão em temperatura ambiente. E atenção: é verdade que cada vinho tem sua melhor temperatura para consumo, mas nenhum deve ser servido gelado demais. Os tintos jovens devem ser servidos entre 12 e 14 graus, e os tintos maduros, entre 16 e 18 graus.

Postado em: comesebebes | Tags: Sem tags

Os comentários estão desativados.